Aplicações e benefícios do Própolis

Voltar para Blog
própolis

Aplicações e benefícios do Própolis

O Própolis é uma resina produzida pelas abelhas para fortificar as suas colmeias. O seu uso medicinal e terapêutico é amplamente conhecido. O própolis é uma mistura de pólen, cera e resinas vegetais que as abelhas coletam por meio das enzimas salivares. Vamos então conhecer algumas aplicações e benefícios do própolis.

Desde a Antiguidade é usado como antibacteriano, antifúngico, antimicrobiano, é também um poderoso antioxidante e cicatrizante e estimula o sistema imunológico.

Estas são apenas algumas das aplicações e benefícios do própolis. Muitas vezes usado na forma de extrato, ele atua como antibiótico natural entre outras propriedades:

  • Propriedades da própolis como anti-séptico: sendo um desinfetante natural, ajuda a desinfetar e curar feridas na boca, feridas e queimaduras.
  • Propriedades da própolis como antiviral: ajuda a combater vírus e bactérias que causam gripe, resfriados e outras doenças respiratórias.
  • Propriedades da própolis como anti-inflamatório: em dermatologia, é usado no tratamento de verrugas, frieiras e abscessos.

Além disso, outros benefícios da própolis incluem ser uma ótima fonte de antioxidantes que retardam o envelhecimento, protegem o sistema cardiovascular e fortalecem as defesas.

É utilizado pelas abelhas de diversas formas, eis algumas aplicações e benefícios do própolis:

  • Para proteger a colmeia de intrusos e do frio, mantendo a temperatura ideal para suas crias, fechando frestas e diminuindo o tamanho da entrada;
  • Para desinfetar o interior da colmeia e os alvéolos onde a abelha rainha faz a postura dos ovos;
  • Quando um intruso é abatido e não pode ser retirado do interior da colmeia, as abelhas cobrem o intruso com própolis, evitando que sua putrefação contamine o ninho.

Foi recentemente mostrado que as abelhas puderam sobreviver por um tempo mais longo quando tinham usado a própolis para selar as fendas da colmeia. Isso é provavelmente porque a própolis, feita de 50% de resina, contém bastantes moléculas com funções antibióticas

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar para Blog